terça-feira, 2 de abril de 2013

Origem do lenço de quadril

Onde surgiu esse acessório tão popular entre as bailarinas e praticantes da dança do ventre?
Ele amplia e ajuda nos movimentos?
As moedas tem algum significado histórico ?
Serve apenas para fazer barulho ou ajuda na marcação do ritmo?

QUANTAS DÚVIDAS??????

Após alumas pesquisas , eis aqui várias respostas sobre esse famoso adereço.
Não se tem a certeza da origem, apenas suposições.

 





A dança do ventre é uma forma de dança antiga de todo o Oriente Médio. Durante o Império Otomano, que se espalhou para o resto do Oriente Médio através de caravanas de ciganos viajantes. As caravanas traziam entreterimento nas ruas durante as festas e mesmo nos palácios para entreter as mulheres.
Um item usado pelas dançarinas do ventre que muito remete o folclore por trás disso são os lenços de moedas. Nada é certo, exixtem três teorias dominantes por trás dos lenços de quadril:



Mulheres egípcias
Uma teoria que se baseia em evidências históricas, surgiu através dos infames Papiros Erótico de Turim . Este antigo artefato egípcio revela visão da cultura sobre a intimidade através de vários desenhos indiscretos. Em muitos dos desenhos, a mulher está usando um cinto com moedas ligadas. A teoria atual é que as mulheres egípcias usado os cintos para atrair a atenção de seus companheiros durante a caminhada e completar o trabalho. Como a mulher trabalhava, o cinto iria movimentar com os quadris e tilintar, criando um som tentador. 

Mais tarde Adaptação
A teoria egípcia em seguida, passa para conectar este cinto , sugerindo que os egípcios adotaram o cinto em sua dança do ventre. A lógica é que ele só parece natural para adicionar moedas para uma forma de dança concebido para revelar a amplitude de movimento de uma mulher, dos quadris, barriga, costas e ombros. O buraco nesta teoria é que não existem achados arqueológicos que mostram primeiras bailarinas egípcias vestindo as moedas. 



Conta Bancária cigana
Outra teoria para a origem dos cintos de moedas sai da Turquia. 
Durante o Império Otomano, ciganos, beduínos e outros artistas de rua teria moedas atiradas a seus pés por transeuntes durante a performance. Sem nenhum lugar "seguro" para depositar o dinheiro, os artistas teriam bolso costurado em sua roupa para as moedas. 
No final do dia, as moedas foram então permanentemente costuradas em peças de vestuário (lenço de quadril) para impedir o roubo. 

 Currículos de ciganos
Esta prática tornou-se então uma forma de currículo para ciganos praticar dança do ventre. O cigano com mais moedas em sua roupa era, obviamente, o melhor dançarino. Por isso, é a teoria de que os ciganos então começaram a colocar as moedas visivelmente em seus trajes que levaram à criação eventual do cinto de moeda . Dado que os ciganos difundiram a arte da dança do ventre em todo o Oriente Médio e, eventualmente, para a Europa e América, esta parece ser uma teoria plausível. 






Item traje moderno
A última teoria por trás dos infames cintos de moedas é que ele foi simplesmente inventado em 1978 por um figurinista no Egito por um clube de Nova York, a dança do ventre conhecida como os dançarinos Casbah. Este grupo está associado com o desenvolvimento do estilo de trajes associados com a dança do ventre hoje. De acordo com o grupo de dança, eles descobriram o lenço do quadril (sem moedas) durante uma turnê no Egito. Quando explicou ao dono da loja que o grupo de dança estava fazendo, ele começou a formar lenços com moedas .
Independentemente das várias lendas sobre as origens das moedas, há algumas coisas que permanecem consistentes. Na vanguarda é que as moedas são projetados para adicionar emoção e ritmo para a dança, bem como complementar os giros e outros movimentos. Além disso, qualquer um que já tentou a dança do ventre pode atestar a utilidade das moedas quando aprender shimmies de ombro e quadril. 





Fontes:
http://www.wisegeek.org/who-are-gypsies.htm#

http://www.hipmix.net/hip-to-know-article.php?pid=46

 

Um comentário:

  1. Amei o texto, eu morria de curiosidade de saber de onde vieram esses belíssimos lenços. Beijos
    jessyle03.blogspot.com.br

    ResponderExcluir