segunda-feira, 12 de novembro de 2012

COMO FAZER SEU TRAJE DE DANÇA - PARTE 3 - SAIA


Após verificar qual material comprar para cofeccionar seu traje, abordado em Como fazer seu traje de dança -parte-1 vamos abordar o terceiro tema:

SAIA

TIPOS DE SAIA

MODELO ÁGUA:

Saia godê (Corte redondo com modelagem ampla) na abertura dos quadris com duas aberturas (fendas) frontais. Costuma-se usar outra saia por baixo (no caso de tecidos transparentes), respeitando as duas aberturas frontais. 

As cores dos tecidos podem ser brilhantes ou pastéis, dourados ou prateados. Os tecidos podem ser opacos ou tecidos translúcidos (exemplo: cetim, musseline, organza,etc.). 
Saia Modelo Água
Saia Modelo Água 2

 Muitas bailarinas utilizam duas saias sobrepostas. A duplicação dá um efeito ainda mais bonito, pois o volume dos movimentos aumenta dando um belíssimo efeito visual. Ótima para giros.



Abaixo o esquema para cortar o tecido e fazer a Saia godê:







MODELO TERRA:
Saia Modelo Terra

Saia com duas aberturas frontais, recortadas de forma retangular, com cós ou elástico na cintura. Os tecidos utilizados não tem transparência, portanto não há necessidade de ter outra saia por baixo, os tecido pode ser de cetim com elastano, jérsey, liganete ou seda.

Abaixo o esquema para cortar o tecido e fazer a saia modelo terra.




MODELO AR: 


Saia justa com cós, porém, sem elástico; as duas aberturas são laterais e não como as outras (frontais). Tecido elástico: pode ser de jérsey ou cetim com elastano. Também leva os mesmos tipos de tecidos da anterior.

Saia modelo ar 1


Saia modelo ar 2

 Geralmente são justas ao corpo, portanto evite as saias com fendas unilaterais (uma fenda) pois limita os movimentos.





MODELO FOGO:

A Saia pode ser composta de sete quadrados iguais do tecido e presos nas laterais e no cós da saia, com duas aberturas frontais. Os tecidos podem ser coloridos (da mesma cor ou em cores alternadas, tom sobre tom).






Saia modelo fogo

As fendas duplas frontais também são usadas nas de MODELO FOGO.



Saia Modelo Fogo com fendas

Outras variações do modelo fogo:
Você pode escolher uma saia bem rodada, godê, que fica linda nos giros. Ou optar com um corte reto, que se mantém igual da cintura até os pés.

Outra opção são as franzidas com elástico do quadril aos joelhos. As chamadas SEREIAS ficam soltas e rodadas somente na parte inferior das pernas. Algumas também possuem fendas laterais com detalhes em X.





Saia Sereia com tecido elástico



Saia Sereia com lastex


Abaixo o esquema para cortar o tecido e fabricar a saia modelo fogo:


esquema saia modelo fogo


Agora é só fazer as saias e brilhar !!!!!


Veja também:

como-fazer-seu-traje-de-danca-parte-1-material

como-fazer-seu-traje-de-danca-parte-2-Bustiê

como-fazer-seu-traje-de-danca-parte-4- Cinturão

Texto: Dolunay

6 comentários:

  1. Muito legal o blog, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito lindo,maravilhoso este blog.tudo d bom.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou conterrânea sua, moro em Palmas-TO, adorei teu blog, muito sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  4. WOW Fiz uma de suas saias com base em suas explicacoes AMEIIIIII! agora quero fazer a de tirinhas ..Muita obrigada por todas as suas dicas ...adorei ...Estou aquí buscando um melhor cinturao de danca para eu fazer para meu evento que será em janeiro .... VALEUUU PARABÉNS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  5. Olá tdo bem? Parabéns pelo Blog! Usei seu exemplo na saia modelo água, mas essa saia não tem um tipo de nylon aplicado na barra? Poderia, por favor, falar sobre a aplicação do nylon na barra da saia? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinha ! Pelo que eu pude visualizar na barra da saia modelo água, para ficar com aquele efeito, deve ter sido costurado várias vezes esticando levemente o tecido.

      Excluir