terça-feira, 6 de março de 2018

Como fazer uma saia de Carimbó

        O Carimbó é uma dança típica da região norte do Brasil, principalmente no Estado do Pará, sua origem tem influência africana (percussão e sensualidade) , indígena (danças circulares e movimentação do corpo com a coluna curvada) e portuguesa (palmas e sopro).
        O nome também se aplica ao tambor utilizado nesse estilo musical, chamado de "curimbó",
nome de origem indígena. Do tupi korimbó, seu significado “pau que produz som" resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.
        O carimbó surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor. Com o passar do tempo, a dança foi recebendo influência das tradições europeias, bem como africanas.
       O traje para se dançar o Carimbó :
- As mulheres dançam descalças e com saias rodadas (godê), coloridas e longas. A saia é franzida e normalmente possui estampas florais grandes. Blusas brancas, pulseiras e colares de sementes grandes. Os cabelos são ornamentados com ramos de rosas ou camélias.
- Os homens dançam utilizando calças curtas, geralmente brancas e simples, comumente com a bainha enrolada, costume herdado dos ancestrais negros que utilizavam a bainha da calça desta forma devido às atividades exercidas, como, por exemplo, a coleta de caranguejos nos manguezais.

        Neste post, vou mostrar com fazer a saia de Carimbó:

1- Material:

- Tecido: chita com estampa floral , metragem: 7 metros.
- Linha para costura em tecido de algodão, na cor do tecido.
- Agulha própria para o tecido.
- Papel Craft para fazer o molde.


2. Molde:

- Com o papel craft, desenhar o molde da saia . Dobre a folha de papel ao meio, com uma régua meça 20 cm em cada canto das bordas e depois meça 20 cm bem ao meio, formando assim uma pequena circunferência , que será a cintura. Para a barra da saia (o comprimento que eu escolhi foi de 80 cm) e só medir da circunferência da cintura para as pontas 80 cm. Como no esquema abaixo.

Figura 1 - esquema de molde de saia godê.
Se preferir faça download do link abaixo para imprimir o molde de saia godê e depois amplie para ficar igual a da figura 2.


3. Corte do tecido:

- Saia: Cortar 4x o molde no tecido formando peças inteiras.
- Cós: cortar uma tira de 1,50 metros x 10 cm

Figura. 2 - Esquema de corte do tecido para saia godê.

Figura. 3 - Esquema de corte do tecido para saia godê, detalhe.


4. Saia Pronta:

Figura. 4 - Saia godê pronta.



Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carimbó
https://www.todamateria.com.br › Artes
www.bregapop.com/ritmos/carimbo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário