quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA DO VENTRE PARA A EDUCAÇÃO CORPORAL, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE MULHERES QUE FREQÜENTAM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA E DANÇA

Resumo

O estudo teve por objetivo investigar os benefícios da dança do ventre para a saúde de mulheres que freqüentam uma academia de dança do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo. Os referenciais foram a experiência dos pesquisadores e outras literaturas da área de dança. A amostra foi constituída por 12 mulheres com faixa etária de 16 a 40 anos, que praticavam dança do ventre há mais de três meses, às quais foi aplicado um questionário com perguntas abertas. A análise foi feita por meio dos conteúdos das respostas, o que possibilitou a conclusão de que a dança do ventre é um método que traz benefícios para a educação integral e leva à valorização da vida, melhorando a saúde e a qualidade de vida dessas mulheres.

Keywords : dança; saúde; saúde da mulher.



Fonte:
SCIELO BRASIL (http://www.scielo.br/)

ABRAO, Ana Carla Peto and PEDRAO, Luiz Jorge. A contribuição da dança do ventre para a educação corporal, saúde física e mental de mulheres que freqüentam uma academia de ginástica e dança. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Mar./Apr. 2005, vol.13, no.2, p.243-248. ISSN 0104-1169.

Nenhum comentário:

Postar um comentário