quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Trajes de Dança

A Dança do ventre teve em sua origem de caráter religioso, era praticada em templos e as sacerdotisas dançavam com vestes específicas e adornos nos pulsos e tornozelos.
Com o passar do tempo surgiram as Gawasees , elas dançavam em ruas e praças públicas, vestindo roupas feitas de moedas (símbolo de status), utilizadas ainda hoje para algumas apresentações de Dança do Ventre. Elas também usavam lenços nos quadris e tatuagens.

Com o surgimento do cinema (filmes das décadas de 40 e 50) , Hollywood criou o modelo de cinturão, bustiê e saia e ventre á mostra(que é usado até os tempos de hoje), com bordados elaborados e muitos acessórios ( luvas, pedrarias, tiaras, jóias). E os trajes tradicionais ainda são usados nas danças folclóricas.



Atualmente os trajes são mais simples (Saia + Bustiê), com tecidos modernos (Lycra, veludo, etc.) , designe sofisticados dando um destaque á mais para a bailarina e com poucos enfeites e pingentes.

O importante é que o traje não caia no exagero ou na vulgaridade, o traje deve favorecer a bailarina, os movimentos e sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário