Neste tópico vou abordar os tipos de tecido mais usados na confecção do seu traje de dança do ventre, origem e texturas , que vão ajudá-la na melhor escolha para seu traje .
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Vincent_Willem_Van_Gogh |
Estrutura do Tecido:
Desenho (Armação, Construção ou Ligamento):
Traçado que permite planejar o entrelaçamento dos fios de urdume e de trama, para realizar qualquer tecido. É feito sobre um papel especial quadriculado e depois realizado no tecido através da "Maquineta de Desenho". Uma construção simples necessita de apenas dois quadros de liços, uma vez que a trama entrelaça-se com o urdume
cruzando-o um fio por cima e um fio por baixo, sucessivamente. Cada vez
que o padrão vai ficando mais complexo, maior é a quantidade de quadros
de liços necessária. Em Jacquard o nome usado é "dessin" (desenho),
devido ao se tratar nesse caso, de um conjunto de desenhos. Os
principais desenhos ou ligamentos são os tela ou tafetá, sarja e cetim.
Estampagem:
Processo muito antigo,
destinado a valorizar o aspecto de qualquer tecido. Foi iniciado na
China e Egito, com pintura a mão e depois na Índia, Pérsia, etc. Na
Índia foram utilizados 3 processos, todos a mão:
1) estampado com cera,
2) com gabarito,
3) com tábua.
Foi introduzido na Europa no século
XVIII. No tecido de seda
foi utilizado o primeiro processo industrial: "Impression à la planche"
(tábua). Uma tábua grossa e plana recebia uma fita de bronze em relevo,
acompanhando o desenho desejado. Este recebia o corante e depois ela
era aplicada sobre o tecido, no lugar desejado, para produzir o motivo
decorativo. No início, este processo proporcionava apenas o contorno do
desenho, sendo o restante pintado a mão.
Atualmente existem 4 processos
de estampagem:
Com rolos: inventado em 1834, os cilindros de madeira, e
depois de cobre, são gravados em relevo, cada um feito com rapidez e
eficiência e, em conseqüência, foi rapidamente popularizado, atualmente
utilizado para os desenhos pequenos, de poucas cores e de grande
difusão.
A quadro:o tecido a ser estampado e colado sobre uma mesa
comprida. Sobre um quadro revestido com uma tela muito fina é gravado
pelo processo de fotogravura o desenho desejado. O quadro é aplicado
sobre o tecido e a pasta com corante, contida nesta tela é aplicada em
toda superfície e penetra através dos furinhos da tela, sobre o tecido,
conforme o desenho. O quadro se desloca manual ou mecanicamente, ao
longo da mesa, a cada reporte do desenho. Cada quadro estampa uma cor
apenas, e assim a operação deve se repetir conforme a quantidade de
cores do estampado. Processo ainda muito utilizado.
Cilindro Rotativo: processo recente, combinando o antigo
sistema a rolos e o sistema a quadros. Neste caso a tela é uma chapa de
inox cilíndrica e perfurada. É gravada pelo mesmo processo; colocada
sobre o tecido (sempre colado sobre uma mesa, ou melhor, sobre um tapete
transportador), ela recebe a pasta na parte inteira e gira, apoiada
sobre o tecido. O andamento do pano é sincronizado com a rotação dos
cilindros e contínuo. Assim, foi eliminado o encaixe do quadro e o
andamento constante aumenta a rapidez da produção.
Papel Impresso: utiliza-se um papel previamente impresso, o qual é aplicado sobre o tecido. Os dois passam entre 2 cilindros quentes, de uma calandra e
assim o corante do papel migra para o tecido, conforme o princípio de
sublimação. Este processo reúne o máximo de vantagens: rapidez, nitidez,
qualidade, etc., porém atualmente, sendo o papel importado, o custo é
ainda elevado.
Fibra:
Estrutura de origem animal, vegetal,
mineral ou sintética parecida com pêlo. Seu diâmetro não excede a 0,05
centímetros. As fibras são utilizadas, entre outras muitas aplicações,
em produtos têxteis, e são classificadas em função de sua origem, de sua
estrutura química ou de ambos os fatores.
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Ligação de malha simples |
Fio:
Produto final obtido pela transformação de fibras naturais, artificiais ou sintéticas, pelo processo de fiação. O
filamento contínuoé uma unidade linear de comprimento ilimitado. Os filamentos de seda são um exemplo. O conjunto de três ou mais filamentos forma o
fio multifilamento contínuo. Se o fio for constituído por um único filamento denomina-se
monofilamento.
Fios de filamentos são lisos, duros e possuem poucos espaços cheios de ar. A
texturização
consiste em dar a estes filamentos diversos tratamentos de modo a
resultarem em fios macios, cheios, fofos, com interstícios de ar que
conservam o calor, propriedades que caracterizam o fio para fiação. Para
conseguir esta característica, dá-se forte "crimping" (plissagem) aos filamentos, seguido de termofixação (fixação através do calor).
Torção:
É o numero de voltas dado ao fio em torno do seu próprio eixo. Este processo é feito para dar ao fio para dar coesão às fibras e consequentemente a resistência.
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"Torção" dos fios em "Z" (para a esquerda) e em "S" (para a direita). |
Titulação de Fios:
Sendo
praticamente impossível medir o diâmetro ou espessura do fio, devido a
fácil deformação da seção, usa-se o método da titulagem. O titulo do
fio é a relação entre a massa (m) e o comprimento (c) ou a relação
inversa onde, dependendo do sistema, um deles (m ou c) é fixo e o outro
variável. As unidades utilizadas são as seguintes:
Tex: Massa, em gramas, de um fio por 1.000 metros de comprimento;
Decitex: Massa de um fio em gramas
por 10.000 metros de comprimento. É a unidade reconhecida pelas
organizações internacionais da indústria de fibras sintéticas e
artificiais;
Denier: Massa de um fio em gramas por 9.000 metros de comprimento;
Nm: Comprimento de um fio em metros por 1 grama de massa
Ne: Número de meadas de fio com o
comprimento de 840 jardas até perfazer uma libra inglesa de massa.
Trama:
Conjunto dos fios passados no sentido transversal do tear, entre os fios da urdidura com auxilio de uma agulha ( também denominada navete). A trama é
passada entre os fios da urdidura, por uma abertura denominada cala.
Urdume
ou urdidura:
Conjunto de fios previamente dispostos no tear paralelamente ao seu comprimento (longitudinal), e por entre os quais passam os fios da trama. Os fios
de urdimento por serem os que sofrem maior tensão, tanto nas operações
de tecimento, como nas que antecedem e, também no acabamento, devem ser
de melhor qualidade, ou seja, mais resistentes, mais elásticos e mais
lisos.
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Urdume |
TIPOS DE TECIDO:
Brim:
Tecido forte com desenho em sarja, de algodão. Ele se assemelha ao coutil, jeans, denim.
Atualmente é muito utilizado além de confecção (calças, bermudas,
uniformes, etc.), para decoração, toalhas de mesa, guardanapos, fundo de
palco, etc.
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Brim |
Crepe:
Fio - Torção dada a diversos fios como: seda, lã, algodão, viscose, poliéster. Essa torção é bastante elevada: 2000 a 3500 v/m, conforme o título. Ela provoca um encolhimento do fio durante o tingimento, dando ao fio e ao tecido um aspecto
opaco, granulado e um toque seco.
Desenho - Representa um mistura de tafetá, sarja , para obter um aspecto granité no tecido. É utilizado em geral com fios crepe para aumentar o aspecto granulado do tecido.
Tecido - Tecido com aspecto granulado e toque áspero obtido com fios químicos ou naturais com alta torção.
Nome derivado da palavra francesa "crêpe" que significa crespo.
Existe uma grande variedade de tecidos chamados crepes. As
características principais são: um aspecto granulado (granité) e opaco,
um toque seco - até áspero e muita fluidez. Para realizar este tecido se
utilizam vários desenhos (principalmente crepe e granité) e fios de
torções elevadas: Voil, Poil, grenadine e, principalmente, fios crepe. O
aspecto definido do tecido é, em grande parte, obtido durante o tingimento
e o acabamento, onde o encolhimento dos fios releva o aspecto "Crepe".
Estes tecidos fazem parte da linha alta costura ou "pret-à-porter" de
luxo. (Ex. Chanel sempre foi uma grande fã dos tecidos crepe).
Tipos:
Crepe Changeant: semelhante ao crepe chiffon ou musseline, porém com efeito furta-cor em um dos lados e avesso fosco. |
Crepe Chiffon ou Crepe Hi Multi Chiffon: tecido semelhante a musseline, geralmente de poliéster, muito leve e transparente com textura levemente enrugada, de toque macio e fluido.
Aplicações mais comuns: camisas , batas, vestidos, lenços, echarpes, etc. |
Crepe da China: tecido de seda ou de fibras químicas (normalmente poliéster ) muito fino e leve, obtido por ligamento crepe e utilizado no urdume fios com pouca torção e na trama fios retorcidos (torção crepe) dispostos alternadamente em dois fios com torção no sentido S e dois fios sentido Z. usualmente é tinto em peça ou estampado.Aplicações mais comuns: Roupas
clássicas, camisaria feminina e masculina, gravataria, echarpes, pijamas
masculinos e femininos, cuecas,almofadas, lençóis, edredons, xales de
sofá. |
Crepe Georgette: tecido, de origem francesa, com ligamento tafetá, cujos fios são de crepe de seda, poliéster, ou viscose. Utiliza tanto no urdume quanto na trama, fios retorcidos (torção crepe) dispostos dois fios com torção no sentido S e dois no sentido Z. É uma musseline mais pesada, porém ainda transparente, e com um lado áspero. Quando apenas um sentido de torção é utilizado no urdume e na trama, pode ser conhecido como Crepe Suzette.
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Crepe de algodão |
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Crepe |
Cetim ("Satin"):
Tecido de aspecto brilhante, absolutamente liso, obtido a partir de flutuações dos fios de urdume. O Cetim pode ser de qualquer matéria-prima, com densidade elevada de fios no urdume.
O toque é em geral fluido e macio, e o aspecto brilhante. Todos os
cetins podem ser brilhantes, semi-opacos ou opacos, conforme a matéria (acetato, viscose, poliéster, etc.), a torção ou o tratamento do acabamento (como na seda).
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Cetim |
Elastano (Poliuretano):
Fibra química polimérica e sintética, obtida a partir do etano, que tem o grupo característico -NHCO
2- na cadeia do polímero, também conhecido como "lycra", as fibras elastoméricas exercem um papel complementar em relação às demais fibras têxteis (naturais ou químicas). Sua função específica é conferir elasticidade aos tecidos convencionais (de malha
ou planos) o que permite confeccionar peças de vestuário que aderem ao
corpo, acompanhando-lhe as formas sem tolher os movimentos. Essa
característica as torna particularmente apropriadas à confecção de
roupas de praia, roupas femininas e esportivas, roupas íntimas, meias e
artigos para aplicações médicas e estéticas. As fibras
elastoméricas possuem grande elasticidade (podem atingir até 5 vezes
seu tamanho normal sem se romperem), resistência à abrasão e à
deterioração pela ação de detergentes, loções, transpiração e diversos
produtos químicos. Sua utilização se faz sempre em combinação com outras
fibras convencionais em proporções que variam entre 5 e 20%.
Faillete:
variação mais fina do faille com desenho tafetá, de seda, acetato ou poliéster, utilizado geralmente para forro.
Filó:
Tecido transparente, semelhante ao tule, porém mais largo (3,20 m de largura) e mais encorpado, de algodão ou náilon,
podendo ser engomado ou não, tramado em forma de rede de furos redondos
ou hexagonais, e usado sobretudo para véus, cortinados, vestidos de
noite, mosquiteiros. enfeites, etc.
Jersey ou Jérsei:
Tecido de malha
leve e de ligamento simples, muito usado para lingerie. O tecido de
jersey possui uma única face, é característica deste tecido repousar ao
entrelaçamento de pontos na mesma direção, no lado direito, ao passo que
no avesso notamos as laçadas produzidas de forma semicircular. A
produção de tecido de jersey é feita em máquinas que possuem um único
conjunto de agulhas (frontura). No entanto, também podemos tecê-lo em
máquinas que disponham de dois conjuntos de agulhas (dupla frontura),
onde naturalmente só se verificará o tecimento num dos conjuntos da
agulha (frontura)
Lamê:
Tecido liso ou jacquard, utilizando em trama fios metálicos, ouro, prata, etc. , muito utilizado na moda feminina e para roupas de carnaval. Também utilizado na fabricação de Véu Wing , Wing Veil ou Asas de Ísis.
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Tecido Lamê |
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Wings Tecido Lamê |
Lycra®:
Fibra sintética inventada pela Du Pont, pertence à classificação genérica elastano das fibras sintéticas
(conhecida como Spandex nos E.U.A. e Canadá) sendo descrito em termos
químicos como um poliuretano segmentado. Sua notáveis propriedades de
alongamento e recuperação enobrece tecidos, adicionando novas dimensões
de caimento, conforto e contorno das roupas. Pode ser esticado quatro a
sete vezes seu comprimento, retornando instantaneamente ao seu
comprimento original quando sua tensão é relaxada. Resistente ao sol e
água salgada, e retém sua característica flexível no uso e ao passar do
tempo.
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Tecido de Lycra |
Malha:
Malhas são tecidos
produzidos com base em métodos de formação de laçadas. Embora se
desconheça a data da descoberta do método manual de fazer malha ou
tricotar, recentes descobertas de tecidos de malha no Egito, provam que este método já era conhecido no século V a.C. É de notar no entanto que o 1º tear de malha surgiu nas Inglaterra em 1589.
Musseline (Musselina ou Mousseline):
Musselina (do francês mousseline) é um tipo de tecido muito leve e transparente, usado na confecção de vestuário feminino.
Apesar
da origem do nome indicar o local onde comerciantes encontravam o
tecido, na cidade de Mossul, Iraque, este tipo de fibra tem sua origem
em Dhaka, Bangladesh.
Tecido muito leve e transparente, com toque macio e fluido, desenho tafetá, fios de seda (de acetato, viscose, lã ou algodão, poliéster, poliamida), com torções elevadas. Em geral o tecido é cru (ou com seda tinta em cru), com vários acabamentos, conforme a qualidade da
musseline. Algumas musselines são
chamadas de Crepe Chiffon ou Crepe Hi Multi Chiffon.
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Chiffon |
Organza:
Tecido fino e transparente, de trama simples, em geral de fio poliamida, e mais encorpado e armado que o organdi.
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Organza Cristal - Púrpura |
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Organza Cristal - Rosa |
Renda:
Estofo de malhas abertas e contextura em geral delicada, cujos fios (de algodão, poliéster, juta
etc.), trabalhados à mão ou à máquina, se entrelaçam formando desenhos,
e que é usado para guarnecer ou confeccionar peças de vestuário,
cortinas, roupa de cama e mesa, etc.
Seda Natural:
Fibra da qual é composto o
casulo que cobre o bicho-da-seda, valiosa por sua utilização em tecidos
de alta qualidade e em outros produtos têxteis. A seda é uma das mais
antigas fibras têxteis conhecidas e, de acordo com a tradição chinesa, já era usada no século XXVII A.C.
Características: muito macia, leve e confortável; não provoca
irritações na pele; baixa resistência; desbota quando exposta ao sol e à
transpiração; não resiste a produtos químicos; atacada por traças e
insetos; exige muitos cuidados na lavagem e tratamento.
Histórico: Conforme vários livros antigos, a China foi o
berço da seda natural. Foi descoberta pela imperatriz Si-Lung-Schi, há
aproximadamente 1800/2000 a.C. (época do nascimento de Moisés). Depois a
seda começou a viajar através da Europa, passando pela Turquia, Grécia,
Itália, Espanha, etc., para terminar na França (Louis XI, em 1466).
Atualmente os principais produtores de seda são: China, Japão, Brasil,
Coréia.
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Seda vermelha |
Seda Artificial:
Fios artificiais feitos a partir de produtos naturais, mas com processo mecânico. De modo geral, trata-se dos fios acetato e viscose,
que entraram no mercado internacional antes dos fios sintéticos,
derivados da petroquímica. Foram inventados vários fios artificiais, dos
quais sobram dois, ainda muito utilizados: acetato e viscose, os dois a base de Celulose. No início foi também utilizada a palavra "Rayonne" (Raiom), para nomear estes dois fios.
Stretch:
Palavra inglesa que significa esticar. É aplicável a tecido com elasticidade
obtida através de filamentos de poliéster texturizado ou de fibras.
Tule:
Tipo de renda,semelhante ao filó de algodão ou poliamida
com malha redonda ou poligonal, produzindo um tecido leve, armado e
transparente. No início era fabricado na cidade de Tulle, na França. Ele
é composto de um urdume e duas tramas enviesadas, cruzando da direita para esquerda e vice-versa.
Veludo:
É um tecido
muito antigo, criado na Índia. Depois apareceu na Europa, após ter sido
importado durante muito tempo. Nos séculos XIV e XV foi fabricado
exclusivamente na Itália, onde se tornou famoso nas seguintes cidades:
Veneza, Florença, Gênova, Milão.
O veludo é um tecido que apresenta no lado direito
um aspecto peludo, macio e brilhante; estes pêlos são curtos, densos, de
pé, e fazem parte da estrutura do tecido.
Existem 6 tipos principais de veludo, conforme o processo de fabricação do tecido:
Veludo Simples Peça, Veludo Dupla Peça, Veludo de Trama (Velours Trame / Velours D'Amiens),
Veludo de Lyon (Velours au Sabre), Pelúcia , Falso Veludo.
Voile, Voil
ou Voal:
Tecido tipo musseline, mais pesado produzido com fios muito finos ( porém mais grossos que o da Musseline)
altamente torcidos e com baixa densidade, resultando numa aparência
fluida, leve e transparente. Muito usado para cortinas. Conhecido também
com o nome aportuguesado "Voal", uma corruptela Francesa da palavra
italiana Vela. Denominação também usada atualmente para tecido de
cortina tecida, de poliéster ou poliamida, leve e transparente.
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Vol amassado |
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecelagem
http://www.casapinto.com.br
http://conexaotecidos.com.br