10 motivos para praticar dança do ventre
Por Ana Marta Yalla Bina1 - Autoestima lá em cima.
A dança do ventre estimula o amor próprio.
Faz você observar e descobrir coisas em seu corpo e formas de sentir-se ainda melhor.
É prazerosa e nos faz sentir orgulho de nós mesmos.
2 - Vencendo seu maior inimigo.
A dança também lhe revela que sua maior inimiga é você mesma. A princípio, você pode achar que nada está bom, mas com o tempo passa a enxergar quantas coisas pode melhorar e outras que você nem quer mudar. Isso porque há aspectos muito valiosos em você e esses sim são importantes. Você desperta para a beleza de ser única e de ser você mesma.
3 - Dança do ventre não “dá barriga”.
A dança é responsável por tonificar a musculatura abdominal e queima cerca de 400/600 calorias por aula.
4 - Descobrindo seus potenciais.
Você também descobre seu poder como mulher, não necessariamente o poder de sedução, mas o de decidir, agir, comandar sua vida e saber o que é bom ou não para você.
E tudo isto com muita autoconfiança.
5- Descansando sua mente.
Tem o poder de descansar a mente e transportá-la para outro mundo, no qual você consegue utilizar seu corpo de forma que antes lhe parecia impossível.
Está triste? Dance.
Muitos problemas para resolver? Dance.
6 - Cuidando de sua saúde.
Além de ser responsável pela tonificação da musculatura, também aumenta a flexibilidade, alivia as cólicas menstruais, melhora a coordenação motora, circulação sanguínea, postura e resistência física. A dança é uma forma prazerosa de cuidar do corpo, libera endorfina e causa grande sensação de bem-estar.
7 - Tirando você da solidão.
Já dizia Santo Agostinho: “Louvada seja a dança que liberta o homem do peso das coisas materiais e une os solitários para formar sociedade”. Na dança você descobre amigos sinceros e verdadeiros, você aprende e ensina, você doa e recebe, e assim não se sente sozinho.
8 - Descobrindo seu potencial.
A dança permite que você se descubra fazendo coisas que nunca imaginou, como, por exemplo, uma pessoa tímida subindo ao palco. Pode ser difícil, mas a dança ajuda a superar a timidez.
9 - Resgatando a sua feminilidade.
Você reprime aquele seu lado feminino com receio de parecer vulgar? Não! Ser feminina é ser intuitiva, acolhedora, maternal, graciosa e criativa por natureza. Ser feminina é ser mulher.
A dança traz à tona estas virtudes naturalmente e você começa a influenciar positivamente todos que a rodeiam.
10 - Mente serena e alma encantada.
Dançar faz bem para a alma. Enquanto você dança, você transmuta todas as energias negativas em positivas. A dança é como uma meditação, onde você se conecta com o que há de mais divino dentro de si e não há espaço algum para as vibrações ruins.
Em uma outra citação, Santo Agostinho dizia: “Louvada seja a dança que tudo exige e fortalece saúde, mente serena e alma encantada”.
Descubra-se! Revele-se! Dance!
Permita-se perceber que o bem-estar é conviver pacificamente com sua essência, seus ideais e com seu corpo que é o templo da alma. "
Fonte: Revista Oriente, Encanto e Magia
Artigo: Dança , 10 motivos para praticar dança do ventre
Autora: Ana Marta Yalla Bina - Bailarina e professora de danças étnicas, terapeuta corporal e editora do Triskle Jornal.