Snujs - Sagat - Cymbals - Címbalos, estas são algumas denominações deste instrumento musical em formato de pequenos pratos feito de metal, usados em pares em cada mãos, presos por um elástico nos dedos médio e polegar.
A posição do elástico nos dedos deve ficar atrás das cutículas, não devem ficar nas unhas ou sobre a cutícula, devem ficar aproximadamente meio centímetro atrás das cutículas.
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Posição dos snujs nos dedos |
Eles são tocados pelos músicos, mas podem ser tocados pela própria bailarina
enquanto dança e requer grande habilidade da bailarina, que
deve dançar e tocar ao mesmo tempo.
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Ansuya - bailarina Americana |
Os snujs são um instrumento percussivo
que pode acompanhar a música toda, apenas algumas partes e/ ou os
breaks (paradas) da música. Geralmente as músicas mais indicadas são as
mais aceleradas, mais animadas, com ritmos ou floreados bem marcados.
Não é indicado tocar em taksins (lentas) ou qualquer outro momento lento da
música, também não se deve tocar nos solos de percussão ou quando o cantor improvisando ou empostando a voz.
Se você é músico segue as mesmas recomendações acima, é permitido tocar nos solos de percussão, no qual você pode acompanhar os ritmos com o derbake e até fazer um desafio.
É preciso conhecer bastante a música e
treinar bastante os toques para que o som fique bom. Pois caso contrário, a
música e a dança ficarão poluídas ou descompassadas. A bailarina teve conhecer os vários ritmos árabes para tocar os snujs: Baladi, Wada wo Noz, Malfuf, Ayoubi, Soudi (Khaleege), Said, Tschfftitili, Masmoudi, etc.
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Treino |
O bom som produzido pelo snuj acontece quando se
toca um no outro e logo em seguida o som ainda continua reverberando no
ar. Ou seja, quanto mais o som se estender no ar, melhor é a qualidade
do snuj.
Existem vários de snujs no mercado, porém é preciso ter cuidado na hora de compra-lo:
- Repare no acabamento (furo bem centralizado);
- Um bom snuj "reverbera" o som agudo por 10 a 12 segundos;
- Não compre snujs com deformações ou irregularidades nas bordas ou furo descentralizado;
- O tamanho ideal para bailarinas são os de tamanho médio, para os músicos o tamanho é grande, evite os de tamanho pequeno, seu som não é muito agradável;
- Existem no mercado Snujs de 1 e 2 furos, nas cores prata ou dourado e são feitos de Latão (bronze).
SNUJS PELO MUNDO
Egito
Em uma cidade chamada Bubast, as sacerdotisas costumavam
uma vez por ano descer até o rio Nilo, durante os festivais que
reverenciam as deusas femininas, para cantar, queimar incensos e tocar
sinos que mais tarde foram substituídos pelos snujs. O som desse
instrumento era para invocar a deusa Bastet, protetora das dançarinas e
das mulheres que cuidavam de crianças pequenas. Acreditava-se que a
bailarina purificava o ambiente ao dançar com os snujs.
Europa
A cultura da dança europeia, eles correspondem às castanholas, comuns na Espanha, Itália e América Latina. Castanholas obteve seu nome de uma castanha a partir do fruto que produziam, e a forma de uma concha.
Turquia
Na Turquia, houve uma riqueza de experiência na fabricação de placas de metal de diferentes tamanhos.
Eles foram usados até mesmo nas forças armadas: em tempos de soldados
de infantaria regular do Sultanato, que foi recrutado o jovem
prisioneiro, chamado janízaros, os usou para intimidar os inimigos.
Dançarinos turcos levaram o prato para o seu arsenal para tocar o ritmo durante a dança. Enraizado nome turco de pequenas placas - "zill". Este nome é usado atualmente.
Temperamento dança com Sagat e une-o com dança cigana, embora se saiba
que os ciganos são muitas vezes negligenciados nesta música,
substituindo-o com um rítmicas e língua.
Fontes:
Rahat Lukum - site Ucraniano- http://d-dance.com.ua
centraldancadoventre.com.br
khanelkhalili.com.br